sábado, 29 de janeiro de 2011

PRIMEIROS DIAS DE AULA- SUGESTÕES DE ATIVIDADES

Atividades para Primeiros dias de Aula


As atividades no início das aulas devem ser muito agradáveis para as crianças, para que ela sinta vontade de voltar à escola, por isso vamos cantar, contar histórias, fazer brincadeiras que elas gostem e fazer alguma atividade que envolva os pais e a criança tenha que trazer no outro dia para a professora, assim cria a responsabilidade de voltar para a escola e feliz para mostrar aos novos coleguinhas e para a professora. Muitas crianças estão freqüentando a escola pela primeira vez, muitas não querem que as férias acabem, (e quem quer?) muitas crianças têm medo, pois ainda não conhecem a professora e muitas vezes nem os coleguinhas, então temos que facilitar este processo de adaptação. Explicar a rotina e escrevê-la na lousa ou no cartaz é primordial, dá segurança à criança, assim ela fica sabendo tudo o que vai acontecer e começa a perceber a noção de tempo,Conversar sobre as regras básicas com os alunos, fazer a apresentação dos nomes com alguma brincadeira, conhecer os ambientes e as pessoas que trabalham na escola, falar sobre a importância dos estudos.



Sugestões

Brincadeiras: Antes de começar a brincar as regras devem ser bem explicadas. Evite jogos de eliminação nestes primeiros dias fazendo adaptações nas brincadeiras, afinal muitas crianças não gostam de perder (e quem gosta?)



Apresentação do nome com gestos

Em roda ou semi circulo, em pé ou sentadas, as crianças vão se apresentar. Cada um tem que falar seu nome e terá que fazer um gesto, os outros coleguinhas vão repetir o nome que ouvirão e fazer o gesto que ele fez, é bom o professor dar vários exemplos de gestos que podem ser feitos e convidar primeiro os alunos mais extrovertidos, se algum aluno não quiser participar, respeite a vontade dele, talvez ele seja tímido e no decorrer dos dias com certeza irá participar. É muito importante não forçar a criança, todos devem se divertir!

Outras sugestões: corre cutia, o chefe mandou, morto vivo, batata quente.


Desenho livre

É muito importante deixar a criança levar o desenho para casa para mostrar para a família, você pode dar uma folha em branco para a criança e pedir para ela fazer um desenho em casa junto com a família e trazer de volta no outro dia para mostrar para você, lembre-se deixe-a pintar tudo da cor que quiser, que mal há em pintar uma nuvem de verde, ou uma árvore de azul? Afinal o desenho é livre.


Atividades: roda de conversa, massinha, ouvir história.

Lição de casa: trazer algo de casa para mostrar aos colegas pode ser um brinquedo, um desenho feito junto com os pais, uma fotografia que goste (do animal, da família, da festa de aniversário, etc)

O professor fala o nome da criança e:


• todos batem palmas para ela quando ela pegar o crachá.

• a criança tem que pegar o crachá pulando com um pé só.

• tira uma foto do rosto da criança (estas fotos serão muito úteis para atividades durante o ano).

Grave um CD com as músicas mais usadas, é mais gostoso cantar com acompanhamento de instrumentos musicais além disso, alguns professores não gostam muito de cantar, não tem ritmo, é uma solução, pois as crianças irão aprender e o professor (a) também vai evitar de ficar rouco (a) de tanto cantar até as crianças aprenderem a cantar sozinhas.

Se você estimula a fila proponho que enquanto andem cantem: marcha soldado, piui abacaxi coloca a mão no meu ombro...


Sugiro evitar usar tinta nestes primeiros dias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE SU COMENTÁRIO, FICAREI MUITO FELIZ!